Notícias Curiosidades

FELICIDADE NO TRABALHO: capacitação é a chave.

FELICIDADE NO TRABALHO: capacitação é a chave.

A felicidade no trabalho e a satisfação são conceitos subjetivos. Para algumas pessoas, receber bem pode bastar, enquanto outras valorizam o reconhecimento pelo seu esforço e perdem motivação caso não consigam isso.
Uma pesquisa global da PwC mostrou que 26% dos profissionais consideram mudar de emprego nos próximos 12 meses, baseada em uma amostra de 54 mil trabalhadores de 46 países. Isso aponta para uma crise de satisfação no trabalho. Desta forma, refletir sobre estes resultados de forma analítica, são essenciais para compreender e enfrentar os desafios contemporâneos dessa temática.
O estudo revelou que trabalhadores que pensam em trocar de emprego frequentemente se sentem sobrecarregados (44%), enfrentam dificuldades financeiras (38%), especialmente a Geração Z (35%). Essa tendência destaca a fluidez no perfil de trabalho dos jovens e ressalta a importância de evitar sobrecarregar os colaboradores e fornecer educação financeira para reduzir a rotatividade.
Em resumo, a pesquisa destaca uma divisão na força de trabalho global: aqueles com habilidades valiosas e prontos para aprender continuamente e aqueles que não possuem essas competências. Isso afeta diretamente a segurança financeira e a capacidade de adaptação às competências futuras. Nesse contexto, o desafio é evidente: investir em capacitação para acessar melhores salários e oportunidades de emprego ou lidar com restrições a oportunidades menos relevantes.
A solução para esse dilema está se tornando mais acessível, com a disponibilidade de cursos profissionalizantes, técnicos, aferições técnicas via certificação por competência, que podem melhorar a capacidade dos profissionais de se adaptarem às novas tecnologias e metodologias. Isso poderia elevar a produtividade e, consequentemente, a qualidade das oportunidades de emprego disponíveis.
Por fim, os dados do estudo global da PwC ilustram claramente a conexão entre a insatisfação no trabalho e a necessidade de capacitação. No contexto atual, a produtividade não é apenas uma questão de eficiência, mas também de desenvolvimento pessoal e profissional. Portanto, é fundamental que tanto empregadores quanto trabalhadores reconheçam a importância da capacitação contínua como o caminho mais seguro para a realização profissional e a produtividade no ambiente de trabalho.

 

20 de março - Dia Internacional da Felicidade.